sábado, 4 de maio de 2013

Crateras estão se abrindo em quintais do Conjunto Cabreúva

Vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) foi verificar
 a situação no local e registrou o problema
para fazer a denúncia
Faz exatamente 27 dias que o superintendente da Caixa Econômica no Acre, Anacleto Grosbelli, prometeu dar publicidade a um relatório sobre o andamento e a qualidade das obras do programa do governo federal,
Minha Casa, Minha Vida.
Promessa semelhante e que também não saiu do papel foi feita pelo governo do Acre, de recuperar os conjuntos habitacionais. Enquanto o quadro atual não muda, moradores que foram contemplados sofrem com a falta de infraestrutura adequada.

É o caso de dona Alessandra Pinheiro, moradora da casa 04, da Rua San Marino, no Conjunto Cabreúva. A sua filha chegou a cair em uma cratera que se abriu no fundo do seu quintal. Construído em área imprópria, os buracos são comuns na região formada por um chavascal. A situação de dona Alessandra e a de centenas de famílias abrigadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida foi novamente tema de debate na Câmara de Vereadores de Rio Branco.

A vereadora Eliane Sinhasique apresentou requerimento solicitando que o prefeito da capital, Marcus Viana, coloque em funcionamento a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que transborda e inunda as casas.

A peemedebista não foi a primeira a requerer os reparos. O vereador progressista Juracy Nogueira já havia justificado há cerca de quinze dias o que chamou de “desespero total” dos moradores da região atingidos por esgotos obstruídos ou que não funcionam “devido a má qualidade em sua construção”, diz.

A oposição promete reforçar o movimento de cobrança dos governos estadual e federal na tentativa de encontrar soluções para o abandono das obras dos conjuntos residenciais no Acre. Eliane Sinhasique prometeu agir junto com o deputado Major Rocha (PSDB) na Assembleia Legislativa na mobilização por uma CPI da Habitação.

A vereadora foi uma das que procurou o CREA-AC e solicitou um relatório técnico sobre as obras em Rio Branco. O CREA alegou falta de recursos para a fiscalização.

Outra tarefa que os gabinetes buscam é de mobilização dos moradores prejudicados para ligarem e denunciarem através do canal criado pelo banco, a situação dos conjuntos. O governo federal criou o canal 0800-721-6268 para receber reclamações de mutuários.

O deputado tucano disse por telefone na noite de ontem (2) que todo o esforço é valido no sentido de encontrar alternativas para o problema. “Eu mesmo já fiz do parlamento uma série de cobranças, o líder do governo na época garantiu que o estado resolveria a situação do Cabreúva, o que lamentavelmente ainda não aconteceu”, acrescentou Rocha.

Publicado no site AC 24 Horas em 03-05-2013
http://www.ac24horas.com/2013/05/03/crateras-estao-se-abrindo-em-quintais-do-conjunto-cabreuva/


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com

Veja o vídeo do pronunciamento da vereadora Eliane Sinhasique, na Câmara, denunciando o problema.
http://youtu.be/xlNMPUsaPhM