segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ÁGUA DA ETA 1 (DEPASA) É "TRATADA" COM PRODUTO VENCIDO HÁ 4 ANOS!

A vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) descobriu hoje, segunda-feira, uma porção de tambores de um produto químico – Líquido floculante/polímero – vencidos desde 17 de abril de 2009 e que vem sendo utilizado na Estação de Tratamento de Água ETA 1 –
para a limpeza da água que é distribuída na cidade de Rio Branco.

No depósito, existem diversos tambores de 200 quilos do produto. Para serem usados, “alguém” retira os rótulos e pinta os tambores de azul, na casa de química, para disfarçar o produto vencido. No local Sinhasique encontrou as marcas e o resto da tinta utilizada nos tambores. O próprio coordenador do local senhor Macário, confirmou que os produtos estavam vencidos e ao mesmo tempo sendo utilizado e que iria imediatamente suspender a utilização do produto para evitar maiores problemas.

Em contato com o técnico de segurança química da Nalco Brasil Ltda, fabricante do produto, Carlos Roberto, pelo telefone 0800-161655, a vereadora descobriu que esse produto vencido há 4 anos e 4 meses não está servindo para limpar a água e que pode causar alergias e irritação nos olhos de quem fizer uso dessa água. Segundo Carlos Roberto, “um produto desse, vencido há tanto tempo, não é eficiente para flocular as impurezas da água e pode causar danos à saúde”.

“No nosso gabinete na rua, duas crianças me chamaram a atenção por causa de umas coceiras. Perguntei pra mãe o que era aquilo e ela me disse que achava que era da água, que tratava as coceiras e elas sempre voltavam. Perguntei se ela usava água de poço e ela me disse que usava água do Saerb. Fiquei curiosa e fui ver de que maneira nossa água é tratada e me deparei com essa quantidade de produto químico vencido”, contou Sinhasique.

Para a vereadora, é inadmissível que o órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição passe por cima dos cuidados mínimos necessários para tratar a água da população de Rio Branco. Eliane falou por telefone com o diretor técnico do Depasa, Janderson Pontes, e ele confirmou que os produtos seriam trocados. 

“Usar produtos químicos vencidos e ainda disfarçarem os tambores com tinta, é um crime contra a população e isso precisa ser apurado rigorosamente pelo Ministério Público, pela polícia. É revoltante o que estão fazendo!” desabafou.

A denúncia já foi, hoje mesmo, encaminhada ao Ministério Público para a Promotoria de Defesa do Consumidor e o fiscal do MPE, Rafael, já foi ao local com a vereadora e pode constatar a veracidade das denúncias. “Fiquei estarrecida com o que vi e ouvi na ETA 1. O governo anunciou, em seu site oficial em abril deste ano, que havia comprado uma grande quantidade de produtos químicos para o Depasa fazer o tratamento da água de Rio Branco e de vários municípios e, no entanto, já é setembro e estão usando produtos vencidos há mais de 4 anos!”, disse Sinhasique indignada. 

Para ela, isso é um caso grave de improbidade admistrativa.

Assessoria