domingo, 19 de fevereiro de 2012

O gato será necessário!


Quem ganha bem, muito dinheiro, pode se dar ao luxo de muitas coisas. Pode e deve! Afinal dinheiro foi feito para proporcionar acesso a coisas boas, qualidade de vida e facilidades.

Nada contra quem vive no ar condicionado, nada contra quem compra roupas caras, nada contra quem pode esbanjar sem se preocupar com a fatura do cartão de crédito, afinal dinheiro foi feito para ser usado.

Mas quem não tem um bom salário, quem não herdou uma boa herança, quem não conseguiu um trabalho, um negócio, que rendesse uma boa grana precisa aprender a administrar o pouco que ganha para viver com um mínimo de dignidade.

Quem ganha pouco ou insuficiente para cobrir as despesas do dia a dia precisa brigar para não pagar mais caro por um produto e um serviço que não valem tanto dinheiro. Quem sabe o quanto é difícil se manter tem essa consciência.

Quem tem consciência do valor das coisas, dos bens, sabe que não poderá se deixar ser extorquido, sabe quando o estão roubando, sabe o preço das coisas e sabe também que no mercado existe a concorrência, os produtos similares (e mais em conta!) e é pra lá que essa pessoa consciente corre.

Infelizmente não podemos fazer isso aqui no Acre com relação ao fornecimento de energia. Aqui não existe concorrência. Aqui somos obrigados a pagar um preço absurdo! Quem rasga dinheiro nem olha a conta, paga e pronto!

Mas o consumidor doméstico, que sabe o quanto é suado ganhar essa grana, olha a conta, muda fiação elétrica, desliga a geladeira de noite, apaga as luzes, economiza e reclama. O consumidor comercial não pode desligar os frízeres e acaba passando para os produtos o valor da conta de luz encarecendo sua mercadoria e afastando clientes. Os poucos industriais tomam as medidas de economia que se pode tomar mas, as máquinas tem que funcionar e funcionam na energia e aí??? A conta de energia salgada é diluída no preço final ao consumidor que é quem acaba pagando o alto preço energético!

A energia é um dos itens que compõe o preço dos produtos e nós, reles mortais, trabalhadores que aos trancos e barrancos vamos tentando ter uma melhor qualidade de vida pagamos pela energia de casa e pela energia que compõe o preço final daquilo que precisamos para viver.

Aqui no Acre tem várias pessoas ricas que estão se lixando se a conta de luz é cara. Elas podem pagar. Mas temos uma grande maioria de empreendedores, batalhadores, trabalhadores que estão perdendo as condições de consumir uma coisa que é essencial numa casa, numa empresa, numa loja sem que isso não interfira na sua vida doméstica ou nos seus negócios.

O que mais colabora para uma energia tão cara são os impostos. Sabemos que o governo precisa dessa arrecadação para aplicar na saúde, na educação, na segurança mas também sabemos que no médio prazo, se essa questão não for avaliada e resolvida, vai trazer um enorme prejuízo para o estado, como um todo, que viverá tempos de recessão, inflação e demissão de pessoas que não terão nem trabalho muito menos emprego e renda!

Sem energia não dá para trabalhar, produzir. Tudo depende de energia até a irrigação de uma pequena horta. Quando os consumidores de energia começarem a burlar os medidores, começarem a roubar, de verdade, para ter energia com um preço que eles podem pagar, o “gato” não será um crime, será uma necessidade!

Já estou ouvindo bochichos. Cuidem para que a Lei de Talião (“Olho por olho, dente por dente”), que em princípio nos parece uma coisa vingativa, não se transforme num ato de se punir com justiça (e na mesma moeda!) o monopólio da eletricidade no Acre.