sábado, 27 de abril de 2013

Opinião: Abram a caixa preta!


Eliane Sinhasique

Mesmo contra a minha vontade, o projeto de lei Nº 18 foi aprovado, na Câmara Municipal, em seu inteiro teor, apesar de minhas argumentações com a equipe do prefeito de que a redução da passagem de ônibus para os estudantes era uma coisa e o benefício do parcelamento da dívida milionária das empresas do setor com a prefeitura era outra totalmente diferente. Era uma pegadinha!
Votar contra a lei era votar contra a classe estudantil. Mas, ao mesmo tempo, era votar favorável a um benefício para as empresas e elas faturam muito e faturam alto e não teriam motivos para não recolherem os impostos e encargos trabalhistas nos últimos quatro anos.
Eu fiz a indicação da redução da passagem para o estudante no dia três de março. Como votar contra a minha própria indicação? Votei com restrições porque colocaram na mesma lei o benefício para as empresas.
O prefeito Marcus Alexandre, diga-se de passagem, não tem culpa se a última administração do seu partido permitiu esse acúmulo de débitos. Mas também não pode estender por dez anos o prazo para o pagamento, como se isso fosse a coisa mais normal e natural. Lembrando que o término dessa concessão será em 2014. E aí? Se não pagaram até agora, depois que perderem a concessão, vão continuar pagando o que devem???
Quando me debrucei sobre a questão do transporte público coletivo de Rio Branco não imaginei a proporção que essa investigação informal iria tomar.
Vamos abrir a caixa preta e chamar à responsabilidade os empresários que se locupletaram de uma concessão pública para encher os bolsos prejudicando toda a população usuária do transporte.
O esquema é grande. Envolve até compra de veículos roubados em outros estados e assassinato para queima de arquivo de “laranjas” das operações.
Se essa confusão toda não começou na administração do ex-prefeito Raimundo Angelim, então vamos abrir a caixa preta! Vamos dar nomes aos que iniciaram esse esquema de falência, compra e venda de empresas para a não liquidação de débitos. Ficar dizendo que o malfeito vem desde a administração do PMDB não basta. Cadê as provas? Aliás, é bom lembrar que quem fez a integração no Terminal Urbano para que o povo pudesse pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem foi o prefeito Mauri Sérgio, do PMDB.
O que não podemos é tratar esse assunto como se fosse um tabu, como complicado demais, como perigoso demais. Não podemos permitir que o malfeito caminhe a passos largos enquanto nossa população é super mal servida pelo transporte público coletivo.
Eu fiz a minha parte. Agora está nas mãos do Ministério Público Estadual e que Deus me proteja!

esinhasique@gmail.com