terça-feira, 30 de abril de 2013

Gabinete Itinerante: Sinhasique vai à rua e ouve população


Problemas na limpeza pública e no sistema de transporte coletivo ainda são as principais reclamações. Vereadora recebeu elogios e mensagens de apoio e incentivo.

Vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) com sua equipe

Acompanhada de sua equipe, a vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) realizou, nesta segunda-feira (29), a segunda edição de seu projeto Gabinete Itinerante. No calçadão próximo ao Terminal Urbano, Sinhasique parou durante toda a manhã para ouvir a população.
Moradores de diversos bairros e trabalhadores locais aproveitaram para conversar com a parlamentar e fazer suas reivindicações, que serão checadas pela equipe e podem ser apresentadas na Câmara de Vereadores como indicações à prefeitura.


Como na primeira edição do Gabinete Itinerante, a maioria das reclamações apresentadas à vereadora Eliane Sinhasique se referiu à  má qualidade do transporte coletivo e limpeza pública. Mas também à falta de saneamento e até de moradia. 
Sara Rauana Macedo, 22, reclamou dos ônibus da BR 364
Sara Rauana Macedo de Souza, 22, moradora do bairro Belo Jardim, pediu à vereadora que verifique a situação dos ônibus que atendem à população das margens da BR 364, no 2º Distrito da Capital. “Quando não estão lotados, os ônibus, mesmo vazios, muitas vezes passam direto deixam a gente nas paradas”, disse a moradora.

Já Rosineide Reinaldo, moradora da Vila Jorge Kalume, reclamou da alta velocidade em que um motorista da linha Distrito Industrial conduz o ônibus. “Ele dirige que nem louco na buraqueira, só falta virar o ônibus e quando a gente reclama manda descer. Já reclamei pros ficais, mas não fazem nada. É um desrespeito”, disse.

Lourival Silva, 43, quer saneamento no seu bairro
Morando há sete anos no bairro Recanto dos Buritis, Lourival Rodrigues da Silva, 43, disse que falta saneamento no local, já que não tem água tratada nem esgotamento sanitário. “O esgoto é a céu aberto e a água é de poço semi-artesiano e tem ferrugem. A gente quer água encanada e tratada e esgoto”, afirmou.

Francisco Clênio Nunes, 39, morador do bairro Ivete Vargas, reclamou da falta de limpeza pública. Ele disse que, no início do ano, funcionários da prefeitura passaram no local orientando os moradores a retirarem os entulhos, mas não foram recolher. “As ruas tão todas tomadas de lixo. Já fomos na prefeitura umas cinco vezes e eles dizem que vão recolher, mas fica só na promessa”.
Aposentada Sofia Ferreira, 83, espera por uma moradia
A aposentada Sofia Ferreira de Souza, 83, disse que há vários anos espera por moradia dos programas sociais, mas não é contemplada. Ela recebe um salário mínimo (R$ 678) da aposentadoria, mas paga R$ 250 de aluguel em um pequeno espaço no bairro Montanhês.

A idosa reclama ainda que mais da metade de seu salário está comprometido com empréstimos e que quase não sobra para sua alimentação. “Se não tivesse que pagar aluguel já ajudava muito. Sou sozinha, viúva há 25 anos e não tive filhos nem tenho mais parentes. Não tenho ninguém por mim. Tá muito difícil”, afirmou a anciã emocionada.

Banheiros, esgoto e dependentes químicos
Vala acumula água e sujeira no calçadão
Comerciantes trabalhadores da área ao entorno do Terminal Urbano também aproveitaram para fazer suas reivindicações à vereadora Eliane Sinhasique. Os permissionários do Terminal e do mercado Aziz Abucater reclamaram que, apesar de pagar mensalmente pelos espaços, não têm direito de usar os banheiros e que são obrigados a pagar várias vezes por dia. 

Uma vala, em meio ao calçadão, que acumula sujeira e água, também foi motivo de reclamação. Os comerciantes disseram que o local fica até de 15 dias sem limpeza, exalando mau cheiro e servindo de criadouro de insetos transmissores de doenças. 
Comerciantes reclamam da presença de dependentes químicos 
Outra reclamação de comerciantes e trabalhadores foi quanto à presença constante de dependentes químicos, que brigam, roubam e espantam a clientela. O município proibiu a venda de bebidas alcoólicas nos mercados públicos, mas a situação em nada foi alterada, já que eles compram em outros comércios.

Elogios, apoio e incentivo
Antônio Ferreira, 72, se emocionou ao encontrar a vereadora
Além de reivindicações, Sinhasique recebeu ainda diversas manifestações de apoio e incentivo ao trabalho que vem desenvolvendo, assim como elogios. “Esse é o papel do vereador, tá junto da população. É a primeira vez que vou conversar com um político na rua sem ser em época de eleição”, disse Antônio Ferreira de Lima, 72.

Osvaldo Vale disse que Sinhasique tem o apoio popular
Já o professor aposentado Osvaldo de Souza Vale fez questão de deixar uma mensagem de incentivo para a vereadora. “Saiba que o povo está com você e tem esperanças em você. Continue sua luta que o povo está contigo, mas não se venda nem se entregue”, afirmou.

Emoção no encontro
Rosineide Reinaldo ficou feliz em encontrar vereadora
Há mais de 25 anos atuando no rádio acreano e defendendo interesses populares, Sinhasique se tornou líder de audiência em seus programas, colecionando uma legião de fãs. Muitos, porém, só a conhecem do rádio e, por isso, se emocionam ao encontrá-la pessoalmente. Foi o caso de Rosineide Reinaldo, moradora da Vila Jorge Kalume. Outros ouvintes e eleitores também fizeram questão de cumprimentar a vereadora.