quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DRAGAR, APROFUNDAR E ALARGAR CÓRREGOS É A SOLUÇÃO DIZ SINHASIQUE

Há tempos os moradores da Sobral e bairros vizinhos tem sofrido com os problemas de estrutura básica na área. O barro e os alagamentos no inverno, a poeira no verão, o esgoto a céu aberto, ruas intrafegáveis, isso sem citar a violência e a falta de atendimento em saúde, que são precários.

Os alagamentos de terrenos e casas no inverno têm sido constantes, mas, segundo informação de moradores, "não é um problema antigo", muito pelo contrário é "um problema novo". Como? Simples, com as obras do Programa Ruas do Povo, os problemas para essa população começaram a aparecer. Obras mal planejadas, projetos mal executados, materiais utilizados de forma inadequada, elevação do nível das ruas deixando os terrenos e as casas mais baixos, encanamento de esgoto de bitola inadequada, são apenas alguns dos motivos que estão causando todos esses problemas.

Os próprios funcionários das empresas e da prefeitura reconhecem que "materiais inadequados" estão sendo usados. Tubulações de esgoto e de drenagem de água de chuva de bitola muito pequena tem represado a volumosa quantidade de água que passa pela planície da Baixada da Sobral, com a elevação das ruas, a água da chuva invade os quintais e depois as casas. Pessoas que moram no local há décadas informam que anteriormente ao começo das obras isso não acontecia. O próprio prefeito municipal reconhece que a Baixada da Sobral tem sérios problemas de drenagem de água de chuva.

A vereadora Eliane Sinhasique tem insistido já a algum tempo que a solução para os inúmeros problemas com drenagem de água de areas baixas de nossa cidade como Baixada da Sobral, Baixada da Habitasa, Taquari, Cadeia Velha e outros, seria o aprofundamento e alargamento dos córregos existentes nesses bairros, pois, o assoreamento desses córregos, muitos deles transformados em esgoto a céu aberto, causam os problemas de invasão de residências na época das chuvas. 

Agora os "técnicos" da Prefeitura Municipal, depois que os moradores dos bairros Sobral, João Paulo e outros fizeram um protesto na quinta-feira (9) fechando a Estrada da Sobral, resolveram colocar em prática a idéia da vereadora e estão dragando os córregos da Baixada da Sobral. A vereadora Eliane Sinhasique esteve no local do protesto e pode constatar os problemas por que passam aquelas comunidades. 

Só a dragagem porém, não será suficiente para resolver o problema, será preciso também que famílias que hoje vivem em áreas de expansão do Rio Acre sejam removidas para que o rio tenha onde derramar o grande volume de água de seu leito na época de cheias. Existem famílias morando onde na época que o rio alaga, as casas chegam a ficar só com o telhado de fora. Esse é outro problema que precisa ser resolvido. Dar a essas pessoas um lugar decente para morar.

Assessoria