sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

NOITE DE CHUVA NO CARANDÁ

O Conjunto Carandá, construído no Bairro Bahia Nova para abrigar pessoas que foram deslocadas de outras áreas "porque alagavam", não está cumprindo o papel social à que se destina.
Os moradores estão insatisfeitos com a atual condição de suas moradias, as ruas estão em péssimas condições, tomadas pelos buracos e com mato que cobre uma pessoa em pé, o local é berço para moscas e mosquitos da Dengue, além de acumular também o esgoto que sai das casas. 


"Conjunto habitacional para alagados, construído num terreno que alaga toda vez que chove.
De quem era esse terreno? 

Quem comprou esse terreno? 
Quanto pagou? 
Quem autorizou a construção dessas casas nesse lugar? 
Quem é o responsável por isso?Não existiam terrenos na parte alta da cidade para essa construção? 
Porque não seguiram o Plano Diretor da cidade que aponta outras localidades como propícia para construção?" 
São os questionamentos são da vereadora Eliane Sinhasique nas redes sociais.

Toda vez que chove, a vida desses moradores se torna um verdadeiro filme de terror, o terreno era um "chavascal", foi aterrado para que fosse construído o conjunto, porém, não no nível que impeça o alagamento das ruas e que a água chegue até a porta das casas. Um serviço que não pode ter sido feito por profissionais, mas, por amadores. O terreno, para ser próprio para a construção das casas teria que ter pelo menos mais uns 80 centímetros de aterro, não só no local de construção das casas, mas, também nas ruas, o que impediria o alagamento e faria com que a água escoasse com maior rapidez. Nem sempre a opção mais barata é a mais sensata. 

A região é uma planície, praticamente uma mesa e há muitos locais onde existem depressões. Nestes lugares foram  construídos esses conjuntos (Carandá e Cabreúva), o nível dos terrenos é abaixo das vias principais (Rua Campo Grande e Estrada da Sobral), o que dificulta a drenagem da água da chuva. 

Em resumo, foi uma barbeiragem de engenharia. Certamente o pensamento de quem construiu ou mandou construir seria: "essas famílias estarão melhor do que onde viviam". Só que esse não é o pensamento dessas famílias. Alguns dizem que foram "retirados de um local ruim, para serem colocados em outro pior". 

O Programa Minha Casa, Minha Vida uma parceria entre o Governo do Acre e o Governo Federal precisa dar uma solução para esses casos, sob pena de que as pessoas num futuro, abandonem as casas, por pura falta de condições de morar ali. O problema com as casas e ruas não se restringe apenas aos conjuntos da Baixada da Sobral, mas, a muitos outros por toda a cidade.