sexta-feira, 8 de março de 2013

Em sessão solene às mulheres, Sinhasique homenageia representante das lavadeiras e se emociona


O plenário da Câmara de Vereadores estava lotado por mulheres que representavam diversos segmentos da sociedade, autarquias, do poder público e do Parlamento. Entre as convidadas pelos vereadores para a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher, uma riobranquense de 57 anos, lavadeira, mãe de quatro filhos, não passou despercebida. Maria Du Carmo de Sousa Pinheiro foi a convidada da vereadora Eliane Sinhasique (PMDB) para representar uma categoria pouco valorizada, mas que presta um serviço de grande valor para a sociedade: as lavadeiras. A sessão aconteceu na quinta-feira (7) devido ao feriado do dia oito.
Maria Du Carmo trabalha há quatro anos na lavandeira comunitária Maria Júlia, no bairro João Eduardo, onde divide o local com outras seis trabalhadoras. Hoje atende sete clientes, cujo trabalho lhe garante uma renda mensal de R$ 1,2 mil. Antes de assumir a profissão, trabalhou por 13 anos como vendedora ambulante, sob sol e chuva. Demonstrando nervosismo, Du Carmo disse que nunca imaginou que um dia seria lembrada em uma homenagem como que a Câmara ofereceu. “Pra mim, essa homenagem representa uma grande satisfação. Essa data é muito importante porque nunca fui homenageada na vida. Quem bom que alguém se lembrou de nós lavadeiras, e que bom que essa pessoa foi a Eliane”, disse emocionada a trabalhadora.
Antes de entrar no plenário, Du Carmo recebeu um forte abraço de Eliane Sinhasique, que há dois anos é uma de suas clientes. As duas mantém, além da relação comercial, uma relação de amizade, como faz questão de dizer a vereadora.
“Muitos colegas preferiram homenagear celebridades, autoridades femininas da nossa cidade e do nosso Estado. Eu pensei: por que não homenagear uma categoria simples, formada por pessoas humildes? Por isso, indiquei o nome da Du Carmo. Ela é uma grande profissional e uma mulher que merece essa e outras homenagens. Quero parabenizar aqui todas as mulheres trabalhadoras da nossa cidade e do nosso Estado na pessoa dessa batalhadora”, encerrou.
Durante a sessão, Sinhasique se emocionou por várias vezes. Ao encerrar sua fala, entre lágrimas, ela prestou homenagem a todas as mulheres e disse que a emoção era por lembrar de sua mãe, já falecida, a quem gostaria muito de ver presente naquela sessão. “Minha mãe foi uma batalhadora, uma guerreira e me ensinou tudo que sei de trabalho, honestidade, seriedade, honradez, dos verdadeiros valores desta vida”, frisou.