terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Comerciantes do Mercado Elias Mansour reclamam e conseguem estender horário de funcionamento até as 19h


Com a intervenção da vereadora Eliane Sinhasique (PMDB), a prefeitura de Rio Branco garantiu, nesta terça-feira (8), que os problemas do horário de funcionamento e de segurança no Mercado Elias Mansour serão resolvidos.

Como uma das primeiras medidas da nova administração, o município reduziu o horário de funcionamento do mercado estabelecendo o fechamento às 18h e não mais às 20h, como vinha ocorrendo. Comerciantes e feirantes não aceitaram a mudança e reivindicaram à vereadora Eliane Sinhasique que interferisse junto ao município.

Mesmo antes de iniciar os trabalhos na Câmara, Eliane comprou a briga. Além de denunciar o problema em seu programa na rádio 93.3 FM, por telefone pediu uma solução diretamente ao prefeito Marcus Alexandre (PT).

Com a alteração no fuso horário do Acre, em 2008, reduzindo em uma hora a diferença para o horário de Brasília, a claridade do dia passou a durar até por volta das 19h. Assim, após sair do trabalho, às 17h ou 18h, a população aproveita o restante da claridade para algumas atividades, como as compras no mercado.

Mas com a ampliação do horário de funcionamento, os comerciantes se deparavam com outro problema, a falta de segurança contra a ação de vândalos, dependentes químicos, ladrões e batedores de carteira, o que afastava a clientela. Eliane também levou a reivindicação ao prefeito, que lhe afirmou haver solicitado à Polícia Militar maior policiamento no local.

O comerciante Rogério da Peixaria disse que do jeito que a administração estava agindo, fechando as portas do Mercado Elias Mansour “na cara” dos clientes, era inadmissível. “Esperamos que agora a gente possa vender um pouco mais”, afirmou.

Para Sinhasique, “uma boa conversa”, muitas vezes é suficiente para resolver problemas sem causar atritos desnecessários. “Penso que ouvir a população, todos os setores, como os comerciantes, saber de suas necessidades, é o primeiro passo para uma relação saudável e democrática”.

A garantia de atendimento às reivindicações foi dada durante reunião do prefeito e assessores como os comerciantes do Mercado Elias Mansour, nesta terça-feira. Os comerciantes comemoram a solução do problema e disseram haver ficado satisfeitos com a ampliação do horário de funcionamento do local e o estabelecimento de mais segurança.
.
Agora, de segunda a sábado, o Mercado Elias Mansour vai fechar às 19h, e aos domingos às 13h.