terça-feira, 27 de agosto de 2013

CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PRECISAM DE MAIS ATENÇÃO

Nesta segunda-feira, 26, recebi em meu programa na Rádio Boas Novas, a senhora Marcela, que é mãe do menino Marcelo, de 4 anos de idade, ele tem paralisia cerebral e frequenta a Escola Dom Bosco. Essa mãe veio externar sua preocupação com as condições do transporte das crianças daquela instituição.

Antes o serviço era feito por 4 Kombis que faziam o leva e trás das crianças, e foram substituídas por 4 micro-ônibus, cedidos pelo Governo do Estado. A reclamação é de que apenas um dos ônibus é adequado ao transporte de crianças especiais que usam cadeira de rodas. Dona Marcela relatou que existem diversas crianças que usam cadeiras de rodas, inclusive um rapaz que tem 23 anos, e que no ônibus equipado, só existe "um" lugar pra colocar cadeira de rodas, as demais, vão amontoadas. Apenas um ônibus adaptado não dá conta do serviço. Além disso ela também relatou à respeito da falta de um fraldário, onde as mães possam fazer a higiene de seus filhos. 

Há ainda, segundo o relato da senhora, deficiência no que diz respeito à fisioterapia das crianças, coisa extremamente necessária para o tratamento de crianças especiais. Segundo ela, na planta da escola, deveria haver até uma piscina para hidroterapia das crianças, mas, essa piscina simplesmente não existe. 

Com a palavra as autoridades às quais compete a resolução deste problema. O bom atendimento à pessoas com necessidades especiais está na Constituição Federal (Capítulo VII Art. 227 inciso § 1º, parágrafo II e, inciso § 2º) e deve ser cumprida, mesmo que para isso, tenha que se apertar o cinto em outras coisas, muitas delas, totalmente supérfluas.  O governo está mais preocupado em jogar dinheiro fora aparelhando um parque numa área que todos os anos, fica debaixo de 2 ou 3 metros de água durante as enchentes, do que em atender a essas pessoas necessitadas. 

O Governo do PT gasta muito e gasta mal!

Eliane Sinhasique